Wednesday, April 27, 2005

Querido Mudei a Casa.... e estoirei com a massa encefálica!

Agora é que foi a gota de água!! Aqui a Viscondessa ligou para SIC Mulher e resolveu ver a versão portuguesa daquele programita em que as pessoas chamam a equipa do betume para renovar a casa, e viu uma das maiores comédias do ano!! É rir para não chorar.
Começam pela iluminação. É uma imagem linda como o sol, não se pode olhar de frente! SIC Mulher, por favor, se continuam a queimar a imagem desta maneira ela acaba por desenvolver uma célula malígna!
Mas devo ser eu que sou idiota, porque afinal num programa de transformação e decoração quem é que quer ver pormenores? Texturas para quê? Cores para quê? Mas o que é que isso interessa num programa destes? Viva o chapão de luz, viva o poder exacerbado da imagem gráfica! Chapão de luz ao poder! Tudo branco, como nos túneis de luz em direcção ao céu!!! Nem se vê onde a parede faz canto. O que vale é que trago os óculos de sol sempre à mão, porque na mudança de canais às vezes passo nas novelas da TVI e é a mesma coisa! Será que nos querem cegar?!
Não se aguentam estas tias de trazer por casa! O que é aquilo?? Brado aos céus e aos infernos, que o melhor é manter duas portas abertas para fazer corrente de ar, não vá uma pessoa ter afrontamentos com tanto disparate junto! Não há quem tenha travão nisto?!
A tia Sofia Carvalho saracoteia-se entre rolos de tinta e pregos, vestida como se fosse para a visita à raínha mãe. Menina, tenha dó! Tenha ré e mi, que nem uma escala inteira dá para encaixar a martelada a que é sujeita. Um martelo não é uma chávena de chá!! Vamos lá pregar um prego como deve de ser, afinal o programa também serve para mostrar como se faz! E um fato saia casaco e os acessórios ton sur ton ficam sempre bem numa casa em obras! Descontruam-me estas raridades, por favor! A miúda ainda tem um acidente grave se lhe cai uma pestana postiça entre uma martelada e um colar comprido preso numa maçaneta!
Mas vamos para a frente que atrás vem gente e eu não sou de empatar caminho! Vamos lá falar da Maria! Maria é um nome óptimo! Eu própria sou Maria e embora viva no burgo da Porcalhota sei que o plural de mão é mãos!!
Logo eu que nem me posso enervar, que sofro de hipocondria severa (sem guitarra, sem Malhoa, sem nada!), fiquei logo a pensar que me tinham feito uma raspagem ao cérebro e eu não tinha dado por isso. Maria Barros em trajes menores para quem anda numa casa em obras, pega na sua manga de seda natural em versão jarrão Ming invertido e pincela delicadamente agarrando o cabo com as pontas dos dois dedos que não lhe chegam para a testa. Lembrei-me logo que ainda haviam de existir rituais como no tempo dos Merovíngios, em que se fazia uma abertura no alto do crâneo por se acreditar que a sabedoria e a divindade, enfim, a supremacia do conhecimento, vinha do céu! Minha amiga Maria Barros...era um escalpe do pescoço frontal à nuca numa acentada e sem tempo para respirar! Como é que se espera que o povo aprenda a falar português?? Querem pôr diplomados a ensinar matemática e deixam as televisões terem apresentadoras que não sabem falar a própria língua?? Mas fica sempre bem um estrangeirismo acoplado (não confundir!!!), isso fica! Valha-me tudo...que um qualquer deus só não chega, coitado!
Maria Barros saltitava no linguajar com termos fabulosos, (e olhar vazio), e ton sur ton, e pressing de tempo...também não saía disto, verdade se diga e eu gosto muito de uma boa verdade quando ela vale a pena! Até que chega à parte dos corrimões (é aqui que a brotoeja me salta! Ai salta, salta...)! Querida Maria Barros, decoradora, emplastro de felpo e pétala de rosa espalhada à sombra do mosquiteiro... eu não sei como é depois da lipo à massa encefálica, mas o plural de mão continua a ser mãos e objecto onde a mão corre, é o corrimão...mas imagine que de repente...às vezes acontece!... em vez de UM corrimão são DOIS, como as mãozitas que pendem dessas manguitas vaporosas que usa para colar papel de parede....então é só usar esse semi vácuo o melhor que conseguir e desentupi-lo das palavras estrangeiras que lhe emolduram do discurso e é fácil!! Se o plural de mão é mãos...então o plural de corrimão é corrimãos!
Onde é que deixaram essa cartilha maternal?? Ponham as crianças a lêr a gramática, dêem-lhes uma injecção de prontuário e promovam a língua! Tão boa, a língua..estufadinha com ervilhas cai que nem gingas! Mas não me estoirem com a massa encefálica!!!
Acenos da varanda central,
Viscondessa da Porcalhota

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito bom!!! Rebolei-me de tanto rir e agora tenho que ir lavar o avental e a touca para de seguida ir preparar o almoço de Sua Senhoria. Tão engraçada! Tal qual o seu paizinho - verrumosa....
Cá vou eu, acenando com a vassoura, que se faz tarde.

4:28 AM  
Blogger Inês Ramos said...

Nunca vi o programa, mas se for assim como contas antes quero ir ver pela milionésima vez «O Pai Tirano», «O Pátio das Cantigas», «A Canção de Lisboa», «O Leão da Estrela» e todos outros... Porque assim como assim, sempre posso recordar os bons velhos tempos «em que a luz bate na lâmpada e recua...» ;)

10:31 PM  

Post a Comment

<< Home