Monday, May 09, 2005

Desde pequenina...

Desde pequenina que tenho muito jeito para dar injecções e operar! Todos se riam muito lá em casa, quando eu esventrava os bonecos para lhes fazer transplante de orgãos. Uma vez até consegui mudar os olhos da barbie para o sapo cocas, porque ele estava cheio de cataratas e ía ficar ceguinho. Os meus pais depois deram-me logo um estojo médico que tinha um estetoscópio e tudo! Agora concorri a um casting para neurocirurgia, porque o meu sonho era fazer uma grande operação ao cérebro com o Dr. Lobo Antunes... há mais candidatos, a concorrência é muita, mas espero conseguir....este concurso, fechada numa betoneira com mais duas vigas de betão armado, é uma grande oportunidade, porque a neurocirurgia é o sonho da minha vida desde pequenina.
Meus darlings, meus darlings, não se espantem com tanto disparate, porque é exactamente isto que acontece na classe artística deste Portugal dos Pequeninos! Os horizontes fecham-se a uma velocidade estonteante, como se à volta das nossas fronteiras existissem duas palas gigantes, maiores que as do Master Sisa no Pavilhão de Portugal, e científicamente testadas em burros!!!
Irra que é demais!!
Não se pode! Não se aguentam mais estes cromos novelísticos, estes monstros da figuração nacional, em nota de rodapé com barra vermelha a dizer: Actor!!
Estamos entregues aos bichos, ao terceiro mundismo da revista cor de rosa e da novela mexicana em ponto de ebulição!
No outro dia passei pela RTP Memória e esbarrei com a Vila Faia. Tempos depois esbarrei com as Origens e de seguida com Chuva na Areia já em final de sessão, com o Caniço perdendo as partes baixas e Guidinha do papá correndo vestida de noiva praia fora! Ora, meus amigos... se conseguiam fazer aquilo bem, porque é que fazem mal?? Se os meios técnicos de há vinte anos atrás davam para não queimar a imagem e para se fazerem planos sem vêr os câmaras e os boys das girafas reflectidos em tudo quanto é vidro do cenário de estúdio ou exteriores, porque é que agora, já que não fazem melhor apesar da evolução tecnológica, não fazem pelo menos igual???!!!
Já nem falo na qualidade do enredo, porque novela é novela, só mudam os nomes!! Mas os diálogos podiam ser um bocadinho menos disparatados!! E mesmo disparatados que fossem, isto é tanta coisa junta que já se vão desculpando umas em prol das outras, não acham que tinha alguma graça perceber-se o que estes monstros da representação nacional dizem?? Talvez abrir a boquita para que as palavritas saiam!! Talvez seja interessante, já que a nota de rodapé e as revistas cor de rosa vos elevam ao estatuto de actores, que se portem como tal.
Os actores deste país não têm grande espírito de organização, temem pelos seus tachinhos que nunca chegarão a caldeirão, são de uma serventia absurda que provoca este estado de canastronice infecta que somos obrigados a engolir! Belos os tempos em que os silêncios eram preenchidos. Agora nem com dez páginas de diálogo passa uma emoção que seja!! E depois são todos tão naturais!! O que é preciso é ser natural! É tudo tão natural, tão natural, que só falta porem o dedo no nariz!! Por favor ensinem estes pseudos o que é ser natural em teatro e em televisão! Para estes iluminados é de um grande profissionalismo que se diga que a mãe morreu atirada para o rio, atada a uma pedra, depois de ser violada e esquartejada, da mesma forma com que se pede um bife com batatas fritas ao balcão da tasca! É tão triste!
É triste que os actores estejam no desemprego, é triste que estes miúdos achem que são actores, é triste que os convençam que são actores, é triste que não tenham sequer formação, é triste que sejam explorados, é triste que lhes dêem um pontapé no backside depois de os iludirem, é triste que sejam triturados como ossinhos para margarina, é triste que a produção nacional (não toda felizmente!!) seja de uma falta de qualidade absurda, é triste que ninguém reclame, é triste que os actores não se organizem, é triste que as televisões barrem as portas aos actores que sem contrato de exclusividade circulam para trabalhar de estação em estação para ganharem a vida, é triste que os actores...eu repito...ACTORES, não tenham brio na sua profissão para lutarem por ela e se deixem engolir por um sistema hediondo, do qual todos reclamam, mas no qual todos se deixam ir!
Ser actor é fácil!! É só um concurso televisivo e já está!! É só pedir! É só ficar na fila do casting adorado! É só dizer que desde pequenino se tem muito jeito! Ora!!! Eu também tenho muito jeito para cortar e nem por isso estou num hospital de bisturi na mão! Tenham dó! Que raio de profissão é esta onde não é preciso nada a não ser jeitinho?? Se um médico fizer um terço das asneiras que eu vejo estas criaturas fazerem em cima das tábuas e na televisão...(que nem sei se já repararam que eles agora fazem espectáculos de teatro baseados nas novelas!! É que o produto é tão bom que vale a pena!!)...era no mínimo expulso da ordem, a direcção do hospital demitia-se e teriamos escândalo garantido na comunicação social por um bom par de semanas!!
O melhor meus darlings, é não estrebucharem tanto e fazerem mais...caso ainda achem que valeu a pena ir para escola aprender a ser actor, caso ainda achem que os anos de trabalho que têm vos ensinou alguma coisa, caso ainda achem que ser actor é apenas para quem realmente pode e não para quem quer!
Morta por dentro, mas de pé como as árvores!!
Acenos da varanda central,
Viscondessa da Porcalhota

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Aplausos, aplausos, aplausos e toda a minha força para que este teu grito encontre eco neste país silencioso.

10:11 AM  
Blogger Inês Ramos said...

Percebo a tua revolta e o drama de todos os actores portugueses.

Nem todos têm a sorte da Maria de Medeiros para trabalharem com actrizes como a Uma Thurman (mais que uma vez) e relizadores como o Quentin Tarantino...

"Stand and fight,
live by your heart
always one more try
I'm not afraid to die
Stand and fight,
say what you feel
Born with a Heart of Steel"

Manowar

10:45 PM  

Post a Comment

<< Home