Wednesday, August 03, 2005

Alcatrão em Talha Dourada!!!


Masters do alcatrão, muito obrigada pela vossa diligência!!!
Não que eu viva em Cascais, felizmente!! Que hoje é mais seguro viver na Porcalhota que na terra que outrora serviu de exílio a reis e albergou as férias da elite e que com a tomada da fina flôr do entulho perdeu metade do charme, do glamour e de todas as outras palavras e vislumbres da década de 70 para trás!
Mas Cascais continua com uma paisagem bonita em direcção ao mar, o Estoril continua a ter a sua graça, embora o casino que já foi redondo e harmonioso com um jardim delicado aos pés, se tenha tornado num bisonte de betão armado, quadradão e coberto de luzes e néons, como uma espécie de tunning numa moeda de vinte cinco tostões e as palmeiras do jardim enfeitam-se tristemente em redes de luz mais apagada que acesa, todas descambadas de efeito bombástico perdido, num abandono de luxo, num esforço triste como quem quer e não pode... já vi redes com arame farpado no topo, sem luz e com mais graça! Alguém que deite o quadro abaixo, por favor!
Mas estou em delírio com a maravilha que é chegar a Cascais no último ano e meio...ou serão dois anos? Credo! Perdi a conta e os amortecedores! Que maravilha que é rodar por uma autoestrada de obras sem fim, sem sinalização devidamente qualificada para o estardalhaço que ali se estende! Que maravilha que é enfiar as rodas em buracos, ter tudo às escuras durante a noite, ter a noção que está qualquer coisa no meio da estrada, mas só se dá conta quando estamos em cima e os médios se vêem obrigados a maximizar e dar nos olhos do desgraçado que vem de frente, também ele às apalpadelas!
Que tal tirarmos um dia para brincarmos todos ao quarto escuro na autoestrada??
Eu adoro a passividade com que se aguentam meses sem fim de uma obra destas, que até dá direito a aumento de portagem!! SIM!! É verdade!! A portagem continua a ser paga! Devemos ser o único país do mundo onde se paga um euro e dez cêntimos por uma autoestrada que não existe! Não é suposto pagar depois de feito? Não é suposto não cobrar um serviço que não existe? OH mundo cruel!! Os tios e as tias ainda não se juntaram em prol da borracha lascada dos seus BMW's? Isso é que eu gostava de ver!
Mas para falar verdade, o que eu gostava de ver era o tapetini de alcatroni prontinho! O que eu gostava era de não pagar enquanto não houvesse manto para o rodado da Viscondessa!
O que eu gostava era que as multas por falta de sinalização fossem duras! Isso é que eu gostava! Isso e passarem para cá o chequinho das portagens pagas pela plebe! Aquele alcatrão vai ter que ser, no mínimo, em talha dourada!!
Mas darlings, as estradas de acesso à Porcalhota são maravilhosas! Afunilam muito e na hora de ponta só apetece ter asas, mas pelo menos os pneus não partem as unhas!
Acenos da Varanda Central
Viscondessa da Porcalhota

0 Comments:

Post a Comment

<< Home