Thursday, June 15, 2006

Lisboa está abandonada!!

Regressei a Lisboa há cinco semanas...
Lisboa é uma cidade linda, com uma luz de conto de fadas e onde apetece passear.
Quando voltei de NYC percebi que há alguns anos que não fazia turismo na minha própria cidade e pus-me a caminho por aí.
Por aí percebi que não se passa quase nada, percebi que o planetário é um triste edifício fechado aos feriados, que a zona de Belém está triste e abandonada, que os espaços grandes estão lá e não servem para nada, que os museus são locais de silêncio austero e pouco frequentados...assustam! E aquele triste Terreiro que outrora foi do Paço está caoticamente para ali esquecido, encostado à obra infindável a que chamam metropolitano. Metrópole ao abandono, de baixa vazia e fechada, triste...mete dó! Aquele parque Mayer é um ex libris a abater, a Avenida da Liberdade que nem nos dá tempo a atravessar de um lado ao outro, desanimada com aquelas duas esplanadas mal frequentadas na beira da estrada, um Rossio que está sempre quase, mas não está. Os restaurantes estão fechados, as pastelarias de monco caído, as lojas é como se não existissem e não se quisessem impor à cultura centro comercial. Temos vacas vandalizadas, buracos e poeira entrelaçados com turistas que vão passando e acham bonito, mas sentem sempre que chegaram ao local certo na hora errada. É um desespero!!! Não há o que fazer, não há onde ir, não há conforto no acto de usufruir da cidade... no estar, no apenas estar na cidade sem ter que fazer. Lisboa é uma cama onde não apetece deitar... Por favor, ponham-lhe lençóis frescos e coloridos!
Ainda tenho esperança que alguém pegue em Lisboa da mesma forma que pegaram no velho Maxime!
Lisboa tem uma beleza triste de abandono e desamparo.
Acenos da Varanda Central,
Viscondessa da Porcalhota

4 Comments:

Blogger .:Fátima Santos Filipe:. said...

As “vacas vandalizadas” como tu referes é apenas um pequeno espelho de uma nova sociedade que quer rebentar. Ou por outra, já rebentou: os chamados “novos-ricos”. Mas não são os novos-ricos que sempre nos habituámos a ouvir falar. São aqueles novos-ricos que vivem em função de e para os media. E isso, se fores ver bem, é apenas um pequeníssimo espelho. Porque se não repara, qual a importância dessas mesmas vacas? Fins lucrativos para os mais carenciados? I don’t thing so. Mas pronto, é giro e tal, faz ou fez barulho. Apareceu em tudo o que era telejornal, revistas (cor de rosa e não só), jornais…enfim… os media. Voltamos aos media. Voltamos à nova sociedade. À nova sociedade que é movida pelos media, pelo mediatismo, pelas aparências.

Portugal é um país porreiro que promove eventos fantásticos, até os MTV Europe Music Awards (foi o que me ocorreu agora para fugir aos clichés “Expo98” “Euro2004”…), Jesus, mas depois esquecem-se de mimar os portugueses.

“Tudo isto existe! Tudo isto é triste! Tudo isto é fado!” É o nosso fado!

Mas, Viscondessa, não há que desanimar. Tens por exemplo a encosta do Castelo que tem uma vista fabulosa da nossa grande Lisboa. Lá tens também o magnífico Chapitô sempre aberto a novos espectáculos e animação. Continuas a ter o CCB sempre aberto a espectáculos e exposições estrondosas. Continuas a poder fazer o “passeio dos tristes” em Belém. Tens sempre o maravilhoso autocarro turístico onde podes descobrir mais espaços, mais motivação, mais vivacidade e apelo à cidade. Agora, não podes desanimar! Não deves!

Ate breve,

Fátima Santos

Ah, já agora, estando na mesma onda: para que serve o grande ecrã da Praça Sony??? Seria bom ver os jogos do mundial, por exemplo…

9:09 AM  
Blogger I Hate Tech! said...

Tive no Planetario com os meus putos no domingo de manha...

Once Upon a time
there was a little criancinha
that was pendurated
Na janela da cozinha
And the little criancinha Cried
I'm a rasquinha, I'm a rasquinha
A rasquinha o Caraças !!
Não te Pendurasses!!

3:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! http://www.orderxenical.info/Wwwbluehawaiicomxenical.html london term life insurance husband wife lesbian 16orlistat xenical http://www.cholesterolfoodslowerchlosteral.info/Above-penis-fat-lose-weight.html Does laser hair removal cause breakouts Witdrawal systoms effexor http://www.buy-buspirone-online.info Using lipitor Call centers neguac new brunswick Acura model car 0 Business cards photo background print at home Buy ionamin h

6:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! » »

8:53 AM  

Post a Comment

<< Home