Saturday, January 21, 2006

No reino do comentário

Ah!! A bela liberdade de expressão!!
Tenho que dizer que o reino da Porcalhota, de repente e não mais que de repente, qual Vinícius sem morais, se tornou num local aprazível de troca de galhardetes incomensurável e que bonito é ver o que se faz com a liberdade de expressão.
Na Porcalhota também temos os súbditos do vernáculo...e se eu gosto de um bom vernáculo, que gosto!! Ainda aqui em terras do Tio Sam, quando a fúria aperta e o vernáculo desperta, qual corneto desgovernado, sai tudo na língua materna que é a que traz a verdadeira emoção atracada! O vernáculo na língua dos outros não sabe ao mesmo.. é como comer feijoada sem feijões! Agora, darlings da minha vida, culicídeos do mundo, por favor usem a ervilha que vos serve de cérebro e pensem que até o pobre vernáculo tem direito a ser usado na altura certa, quando faz sentido, caso contrário deixa de ser vernáculo do bom para passar a ser ordinarice da má (que também a há da boa!!) sem sentido e despropositada, especialmente se o inserem num contexto fora de contexto!
Se querem bater boca e usar vernáculo a propósito do reino da Porcalhota sejam bem vindos, mas se querem lavar os culotes e afins sem qualquer propósito, proclamem o vosso reino e abram alas!!! Afinal é para isso que serve a liberdade de expressão, mas nunca se esqueçam que a nossa liberdade acaba quando a dos outros começa!
E agora, calem-se e abotoem-se que isto é vernáculo e do bom!!!
Acenos da Varanda Central,
Viscondessa da Porcalhota

18 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Se há liberdade de expressão, não poderá haver sensura. As duas coisas são incompatíveis e não combinam entre si. Se há a abertura para os comentários, eles deverão ser livres e esse é o valor real do poder de expressão. Se por outro lado, a nobre Viscondessa estiver se sentindo desconfortável com o conteúdo dos deixados por seus leitores, então que encerre definitivamente a possibilidade desse tipo de postagem que afinal, está aberta ao público e sem restrição.
Seria então de bom tom, que a nobre senhora tornasse possível apenas, o acesso a leitura dos seus vernáculos de reconhecida qualidade.
E ainda, pelo sim e pelo não, seria bom também, que a nobre Viscondessa reavalisse seus conceitos sobre liberdade de expressão, pois é bem provável que a América esteja lhe afetando o humor, para não dizer o bom senso, ou então a possibilidade dos comentários em seu vernáculo, só acontecerão dentro dos padrões da liberdade vigiada e condicional.
E isso lá pode ser chamada de LIBERDADE DE EXPRESSÃO???

2:03 PM  
Blogger Viscondessa da Porcalhota said...

Vejo-me na obrigação de tecer um comentário no meu próprio blog! Primeiro que tudo, CENSURA é com C e não com S! Depois é uma pena que um comentário tão a despropósito não seja assinado, o que me faz acreditar que ainda existem os cobardes com a boca cheia de liberdade de expressão, mas pela calada para não terem que ser confrontados, porque o confronto é aborrecido, porque é mais fácil parecer do que ser. O seu comentário, para além de despropositado, não faz sentido algum, visto que comentar os comentários que me são dirigidos é um direito que me assiste, visto que os comentários que chegam estão todos visíveis com a excepção de um único que não foi censurado, mas sim excluído por me incomodar e não fazer sentido algum estar presente uma vez que nem sequer era dirigido a este reino e isso é também um direito que me assiste. Claro que a sua proposta de eliminar a possibilidade de deixar as pessoas comentarem é mais fácil, mas ainda assim é cobarde e a cobardia não faz parte do meu reino, como pelos vistos faz do seu. E a liberdade de expressão e a falta de censura presente neste blog são tais, que um anónimo como Vossa Senhoria tem o direito de dizer as patacoadas que diz e ainda assim não assinar, e ainda assim publicar o seu bitate em quintal alheio apenas porque lhe é permitido pela própria Viscondessa, que falizmente tem humor que chegue para até lhe achar uma certa graçola!
E agora cale-se e abotoe-se e aprenda que comentar e dizer o que penso de todas as coisas é liberdade de expressão e da boa! Sabe Vossa Senhoria porquê? Porque o faço às claras, não só assino como ainda exibo o meu retrato senhorial!

Acenos da Varanda Central,

Viscondessa da Porcalhota

2:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah! Estamos sim em tempos de ditadura e das bem fortes. Se não andarmos na linha, seremos caçados e mesmo decapitados! É necessário o anonimato, em função do humor ácido e do rumor bélico, como nos tempos de ditadura, que andam a rondar à solta. Para além disso, a liberdade de expressão permite o anonimato, ou não! É apenas uma questão de escolha. Há até um botãozinho que assegura o uso do livre arbítrio! Mostrar a cara e assinar em baixo não livra ninguém de uma atitude ditatorial. Muito pelo contrário!
E aproveitando o momento, façam uso de vossas liberdades! Votem corretamente!

2:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Dê-lhes minha rica menina, que a isso foi ensinada por tão ilustres antepassados, dê-lhes, com licença de Vossa Senhoria, no focinho!!!
Vassouradas meiguinhas.

2:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Está claro e evidente que ninguém aqui percebeu que a sensura citada, é evidente e encontra-se presente no texto da postagem original e não nos comentários feitos posteriormente. Ao que me parece, não houve um entendimento correto por parte dos defensores da Viscondessa e nem mesmo da parte dela. Lamentável. Tanto quanto é também, a correção sem sentido, de erros de digitação, que também são cometidos em sua defesa escrita. Afinal, errar faz parte do aprender. Espera-se portanto, que todos aprendam.

4:10 PM  
Blogger Alien said...

Ora anda uma pessoa pela blogosfera, a passear e, de repente, vê-se enbrulhada numa conversa sobre censura e afins... Acho que isto da liberdade de expressão é um bocadinho como o alcóol: é muito bom, sabe bem, ficamos mais descontraídos para falar sobre este ou aquele assunto... mas depois há sempre os que bebem demais.
De uma conversa sobre a hipocrisia de um povo (em momento algum se disse que SÓ os americanos são hipócritas, constatou-se apenas que o eram) passámos para a questão da liberdade (com algumas asneiras à mistura... algo que é normal na liberdade de expressão, tal como nas bebedeiras. Aliás, a censura não existe para calar as pessoas mas sim porque os ditadores são geralmente pessoas que não gostam de ouvir palavrões).
E depois (ainda não sei muito bem como) passámos para as eleições. As eleições?? Então no meio de uma discussão sobre liberdades, apela-se ao voto em tom de ameaça?
Não há dúvida, liberdade de expressão é como o alcóol: há os que não podem beber mas gostariam, há os que bebem, os que bebem muito, os que bebem demais (mas não quero falar dos nossos jornalistas) e depois há os que se dizem grandes bebedores mas que no fundo, só bebem um copinho e imaginam como é o resto.
No fundo, acho que criticar e apontar o dedo à falta de liberdade de expressão é bem mais fácil do que tentar compreender a complexidade do tema (senão em vez das eleições, estaríamos a falar de Cuba que aquilo lá é liberdade para todos!)
Mas concordo com a última frase anónima: errar faz parte do aprender e espera-se que todos aprendam... por isso mesmo repito que censura é com c.
Vou-me embora que acho que já bebi demais.
P.S- O meu anónimo faz mesmo parte do nick ;)

6:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

"No fundo, acho que criticar e apontar o dedo à falta de liberdade de expressão é bem mais fácil do que tentar compreender a complexidade do tema (senão em vez das eleições, estaríamos a falar de Cuba que aquilo lá é liberdade para todos!)"

Compreender a complexidade do tema, deve ser o mesmo discurso empregado pelas tropas de elite a mando de algum ditador, com a justificativa de agir pela liberdade, direito, respeito, limites, ordem. A liberdade de expressão e o direito advindo dela, não pode e não deve estar acompanhada de limitações e muitíssimo menos, de ordens de comando, sob alegação alguma. Ou ela existe, ou não existe. Não há meio termo, tal qual não existe liberdade vigiada. Ter o direito de votar, não implica em saber votar com responsabilidade. Fosse assim, estaríamos elegendo sempre o melhor e não parece ser o que ocorre. E agora: quem vencerá as eleições?
Ditadura pode existir em menor ou maior escala e não deixa de ser ditadura, mesmo que apareça fantasia com doses homeopáticas e com face de criança despreocupada. Mesmo em estado de aparente dormência, ela fere e mata. As marcas podem ser vistas mesmo que a presença ocorra somente em pequenas células. Pode estar presente onde menos imaginamos que ela possa existir e sempre deixa sequelas.

7:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nota ao anónimo ranhoso:

É pá, vê lá mas é se te pões ao caminho que já foste enxotado várias vezes!...
Nem és aqui bem vindo, nem cá fazes falta, nem a tua falta de propósito é para aqui chamada!
Respeitinho é muito bonito, mas visto que tu não sabes o que isso é, estou só a dar-te um conselho que o melhor é não molhares mais as tuas patinhas ímundas em lama de terrenos vizinhos.
Talvez em linguagem mais comum para ti, põe-te nálheta, dá de frosques, faz-te á vida!...
Olha, começa o teu blog, que hás-de ter muitas visitas, e o conteúdo há-de ser de kólidade!...
Faz-te um homem, pá!...E vê lá se aprendes a assinar o nome, medroso!
Cobarde!...Fascista!...
Hehehehe
Assinado
Os fiéis vassalos plebeus do Reino da Badalhoca

8:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não podendo acompanhar tão profusa inteligência demonstrada sobejamente nestes comentários, devido à minha função serviçal no paço de Sua Senhoria, mas inteiramente de acordo com o que diz o prezado amigo Alien, acho que bebem demais do lado de baixo do Equador...
Vassouradas meiguinhas

10:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Me alegro em saber que a senhora andou a ler meu ultimo comentario e se o mesmo foi retirado da sua lista, foi para nao ser visto por seus visitantes. Deve ter lhe faltado coragem para deixa-lo exposto e eu entendo. Logicamente que outros comentarios, tambem deveriam ter sido retirados e nao foi o que aconteceu. Isso demonstra uma vez mais a sua vontade clara em manipular e induzir os olhares de seus leitores. Egocentrismo? Carencia? Brincadeira de poder? Vontade de dar ordens e demosntrar que o brinquedo lhe pertence e a atençao nao pode ser desviada? Pouco importa. O que interessa é que essas divergencias ou diferenças, resultem positivamente para a senhora, pois bem merece! Mesmo estando americana, um tanto intransigente e com o humor bastante azedo! Lamentavel e compreensivel ao mesmo tempo, pois com a maioria dos seus asseclas, a ocuparem o papel de bobos da corte, não poderia ser de outro modo. A senhora somente consegue ver o espaço de seu proprio corpo, ate a sua varanda central para os acenos diarios. Mais nada!
Agora já basta! Estou lhe devolvendo o brinquedinho que perdeu completamente o encanto.
Cresça senhora Viscondessa! Quando isso acontecer, estarei em frente a sua varanda para lhe retribuir os acenos!

12:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olha lá, ó limburgo, porque é que gostas tanto de chafurdar no estrume, em frente á janela central, que nem sequer é tua?
Digo-te já, que não me relaciono com as classes mais nobres. Cada um no seu telhadinho!
Mas é incrível como há ainda tanta ralé, ainda mais baixa do que eu, que só está satisfeita a meter o bandulho onde não é chamada!
Depois de ter lido todo o teu floreado (ou seria vomitado?) verbal, estou convencida que, ou és primo do Cavaco, que só diz asneiras, ou andas a estudar para político, que é quase a mesma coisa. Afinal,falas que te fartas mas não fazes sentido nenhum! Talvez gostes apenas de te ouvir?!
Estes blogs são inventados para criar debates intelectuais, e não para os meninos andarem a mostrar a pilinha uns aos outros. Olha, se queres mostrar a pila, cria o teu blog, que este é para se falar de coisas interessantes, e fazer pensar. Se queres vomitar assim tanto, vai antes á casa de banho!
E já agora, não respires tão fundo, não vás ter uma embolia!
Faz-te á vida, homem!...Ganha juízo, e deixa de mijar no quintal dos vizinhos!...Mija no teu, pá!
Hehehehe!
Assinado
Os fiéis vassalos plebeus do Reino da Badalhoca

2:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

ai a minha vida!!

Os garotos encontraram o brinquedo certo! Pois degolem-se! Quando disserem alguma coisa que jeito tenha talvez isto se torne interessante! Limburgo... que agressividade idiota! Parece-me que ainda não percebeste que em sua casa cada um é rei e que ofender as pessoas dessa forma não te leva a lado nenhum... se tinhas alguma razão, o que duvido, acabaste de a perder! As coisas que dizes da Viscondessa são de quem não lê o seu blog, são de quem nãoe entendeu que o post que ela escreveu era mais do que justo, justificando porque apagou um comentário que nem sequer eliminou, deixou o vestígio para que todos pudessem ver que o ´tinha apagado...é que ela tinha a hipótese d eo eliminar por completo sem deixar vestígios, caso não te tenhas apercebido! E mais, deu-se ao trabalho de explicar porque o fez, dizendo que não se importa que publiquem o que quiserem desde que não a ofendam a ela ou aos seus súbditos e isso, ao que me parece não é censura nem corte com a liberdade de expressão... Parece-me que as vozes que se levantaram aqui ficaram cegas e presas ao seu próprio umbigo, a falar de coisas que passam a normalidade... Um exacerbo sobre algo que assiste o direito de qualquer cidadão livre, que é de pedir que abram o seu próprio blog para dizer coisas que não interessam aqui. Já agora, e com a licença da Viscondessa (espero que não me leve a mal), eu até vi o comentário que gerou tudo isto... era um comentário de um tal Conde de Montanelas que falava apenas em minetes e gargarejos com água do bidé... não falava deste blog, nem falava da Viscondessa, nem de nada que aqui dissesse respeito. É como receber dez folhetos de publicidade do continente que nos entopem a caixa, e como somos livres de não querer receber publicidade na caixa do correio colocamos um autocolante a dizer publicidade aqui náo, por favor!!! Acha, Limburgo, que isto é motivo para um chorrilho de ofensas como o senhor vem aqui depositar? Acha que este direito que nos assiste de não querer publicidade na nossa caixa do correio é censura ou maquinamento da liberdade de expressão? Ou é só uma coisa normal, um direito que nos assiste de não querermos a caixa cheia de coisas que não nos interessam? Parece-me que se excedeu no seu comportamento cego, que ofendeu a Viscondessa que nem apagou os comentários da celeuma, e ainda se dignou a comentar para além do post que criou. Parece que a raiva que anda por aí dentro das pessoas tem que ser resolvida de outra forma, não acha? E vá ler de novo o post da Viscondessa... ela diz que são todos bem vindos, mas que é preciso ter atenção em não perturbar a liberdade do próximo. Acha que isto é errado? Ofendeu-a por ela ter tido a dignidade de se expressar, pedindo por favor para que não sejam ordinários na sua casa... Acho que o Limburgo não leu bem o post...ou então não percebe português!
Viscondessa, peço-lhe desculpa por tomar tanto tempo ao seu reino, eu que sou um leitor assíduo do seu blog e nunca me manifestei. Não a conheço, sou um mero súbdito, mas presto-lhe as minha homenagens. Por favor não deixe de nos deleitar com o humor e a beleza feliz com que vê a vida. É um prazer para a alma.
Seu
Vassalo

2:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Havia sim, logo acima do comentario da ama, um outro comentario bastante explicativo e foi retirado antes que os fies vassalos pudessem ler.
So que vassalos são vassalos e como tal, acefalos! Pouco ou nada entenderiam mesmo! So veem o que lhes aparece diante dos olhos!

2:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vamos então para a ordem do dia:

Ama disse:
...
“acho que bebem demais do lado de baixo do Equador...
Vassouradas meiguinhas”

Ora, ora, ora... Vejam bem o grave risco que corre a Monarquia...
Isso cheira a conflito diplomático!!!

Tenho assistido incólume aos desvarios aqui proferidos; entre vassalos, servos, mensageiros, pombos correios e de tudo e toda espécie que cerca a nobre corte das terras geladas do norte. Sempre, me dando ao luxo de não envolver um só fiapo de minha nobre roupa feita em puros fios de ouro 24 kilates, vindo diretamente de minas submersas do Rio Madeira e puríssima seda importada das mais finas, elegantes e colunáveis lojas que comercializam com exclusividade, produtos dos grandes centros da Ásia e Oriente Médio, localizadas na famosa Assunción, no reino vizinho. E eis que então e para minha surpresa, em meio a todo o falatório, percebo uma certa nota; como uma farpa brilhante de aço, a rasgar a estratosfera rumo ao pacato hemisfério sul, referindo-se as terras do lado de baixo do Equador...
Pois então tá!!! Aqui se bebe mesmo senhora AmA!!! Bebe-se às moringas e não é leite não!!! Bebemos e nos divertimos muito mais do que nossos barris nos permitem!!! Beber é uma tradição que aprendemos com nossos descobridores e colonizadores, vindos do outro lado da grande lâmina dágua, em suas caravelas feito cascas de nozes, pelas águas do Atlântico. Claro, nunca beberemos tanto quanto eles costumam até hoje beber, pois são mesmo muito mais beberrões do que nós, mais mesmo assim, bebemos e isso, até onde sei, não anda a fazer mal a ninguém!?!?! Somos bons, comportados, divertidos e não nos ocupamos com coisas tolas e voltadas para baixo... Então porque tanto escracho??? Devo entender sua nota com breves pitadas de veneno, como a um chamado para que eu coloque a postos, nosso fiel e recém formado Ministério da Guerra??? Pois... Me dói informá-la que não vai dar samba não!!! Estão todos gozando férias antecipadas, nas quentes areias da praia de Copacabana e a espera da chegada do mega sarau, ao vivo e a cores, de uma famosa orquestra de cordas e vozes, vinda das nobres terras geladas do norte: Rolling Stones!!! Sabe quem são??? Pois então... Todos os nossos fiéis escudeiros, desde os mais reles mensageiros até os Senhores Ministros e muito especialmente o do já referido Ministério, estão acampados exatamente na frente da grande lona e “montando guarda”, para justificar o belo, farto e gordo Geton, garantido por uma chamada extraordinária!!! Isso só, já custou muitas patacas aos nossos estufados cofres públicos e sinceramente senhora AmA, guerra é algo muito inútil, dá prejuízos, um trabalho exacerbado e a muito, em nosso conhecidíssimo reino das "terras brasis", que nossos homens trocaram as armas, pelos tamborins. E definitivamente, abaixo da grande linha imaginária, a ordem do dia é viver bem e deixar viver!!! Portanto senhora AmA, cuide dos seus serviços, que cuidaremos nós aqui e muito bem, dos nossos barris e em nosso reino e em nosso reinado, AmA alguma costuma meter o nariz!!!

E usando o termo Tupiniquim:
O tempo urge e a Sapucaí é grande!!!

Recomendações a Nobre Senhora, Viscondessa da Porcalhota!!!

Das águas do Rio Vermelho

11:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ó D. Ama, isso nem parece seu!...
Uma senhora, aparentemente tão educada, e meter a patinha na poça desta maneira!
Lá porque um chinês me enganou, e me vendeu gato por lebre, isso não quer dizer que todos os chineses sejam um aldrabões!...
A D. Baronesa de Rio Vermelho tem toda a razão em estar indignada com o inapropriado comentário!
Eu próprio, que sou um simples vassalo destes condados tão justos, fiquei admirado que tal coisa se dissesse, e vindas as venenosas palavras de uma ama...até parece coisa de cobra venenosa, senhora, credo!!!
Vamos lá voltar todos á razão inicial deste Blog, que não é mais do que a divulgação de ideias e percepções do mundo que nos rodeia!
E esta mensagem agora não é apenas dirigida á D. Ama, mas a todos os que aqui escorregaram com algum comentário menos feliz nos últimos dias:
Se não tiverem nada de jeito, ou com algum teor construtivo e positivo para dizer, não escrevam nada, está bem?
A pobre plebe que se esforça aqui para aprender a ler alguma coisa de novo, começa a ficar desiludida com os enxovalhos que para aqui se dão!
No mínimo, tenham respeito pela Viscondessa, que está na sua própria casa, e que merece essa atenção!
Parabéns á Baronesa, e atenção á D. Ama com essas vassouradas descuidadas, olhe que já vi partir muita jarra e louça boa assim, e a Viscondessa não ficaria satisfeita!
Com os meus devidos respeitos
Vassalos do Reino

2:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parece que quem mete o nariz em seara alheia não é de todo a Ama da querida Viscondessa. E depois, parece-me haver muito ressentimento no texto da baronesa. Coisas antigas, presumo, mas às quais sou totalmente alheia.
Haja tino, senhores!!!

7:01 AM  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Beeeem ,nunca um post teu teve tantos comentários ;)

Já não vinha aqui há muito tempo e vejo que houve aqui uma "pikena" revolução.

"Ergue a cabeça e continua o teu caminho"

Beijos

Segundo zUm

2:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read » » »

8:17 AM  

Post a Comment

<< Home