Monday, January 09, 2006

Em Cena!

Mas vamos lá a ver se nos entendemos!!! Mas qual crise no teatro?!! Estão trinta e oito espectáculos em cena, só assim, passando a pupipla na diagonal.. e ainda me dizem que não há teatro em Portugal, que tudo está péssimo! Não está péssimo darlings, está pior que péssimo! Mas tenho que dizer que depois de ler as fichas técnicas fiquei muito contente porque está tudo a trabalhar! Dos mais novos aos mais velhos! Ora vejam bem o cartaz do Nacional onde cinco actrizes sem idade partilham espaço com os miúdos do Bocage! Lugar aos novos (não confundir com o lugar às novas!)!!
E depois é ver por aí fora que até há bons textos, que não são só os suspeitos do costume a encenar e a dar bitates, há bons autores, há bons actores.. assim nem choca tanto o saber de alguns canastrões em cena, porque há escolha, porque para Janeiro deixem que vos diga que o panorama não é nada mau!
Claro que lá para Março se calhar está tudo no desemprego e os canastrões subsidiados pelas novelas da vida imperarão...mas é assim mesmo, darlings actores! Não chega ir para a porta do D. Maria gritar Lagarto, Lagarto, Lagarto! Nem chega a bela da reunião de vez em quando às segundas feiras para preencher a folga e no fim o que se espreme é a raiva de não entender o que é que uma serigaita ou um serigaito qualquer fez no palco a discursar quando os colegas que nem são colegas nem os consideram actores! Não chega, mas já é um príncipio, desde que não seja só um grito contra o sistema, paralelo à acção de acomodação ao mesmo, é um belo começo!
Ora acordem lá para a vida, concentrem-se no vosso trabalho, sejam mais classe, tenham mais classe, sejam mais humildes e lutem lá em condições pelo que vale realmente a pena, pelo que realmente têm direito e deixem-se de fitas, que em Portugal nem há dinheiro para isso!
E sabe-se lá as não condições que muitos dos espectáculos em cena sofrem, para poder fazer qualquer coisa que valha a pena, em vez de se aconchegarem nos milhares de produção fácil e conteúdo oco.
Aproveitem os actores que estão no desemprego e vão ao teatro.. e os que não estão no desemprego aproveitem os dias de folga em que possam ver qualquer coisita! É que se aprende muito a ver os colegas trabalhar, especialmente se sentarem com espírito aberto.
Digam-me lá que não é a melhor coisa do mundo podermos fazer o que gostamos e ainda sermos pagos para isso?! Ser-se actor é um privilégio tão grande que deviamos cuidar mais de nós e do que nos é importante. Vamos lá dar as pancadas de Molière onde elas fazem mais falta, para que o pano suba para todos!
E antes que me perguntem pela fotografia, eu respondo já! Fica em Bussang, Les Voges - França. E é o teatro mais bonito que vi até hoje, onde o palco se abre para as montanhas e deixa a imaginação voar!
Vão ao teatro!! Lisboa e Porto têm coisas apetecíveis em cena até ao final de Fevereiro!
Acenos da Varanda Central,
Viscondessa da Porcalhota

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pois é, eles cuidam e preservam, enquanto nós deitamos os teatros abaixo... Le Théâtre du Peuple, criado em 1895 nas montanhas da Alsácia Lorena, uma maravilha, uma preciosidade que ainda hoje funciona. O seu trisavô por lá andou Senhora Viscondessa, e nessa altura eu ainda não agitava esta vassoura para lhe acenar.

12:44 PM  

Post a Comment

<< Home