Saturday, January 07, 2006

Por favor pisem a relva à velocidade da luz!!!




Nos primeiros dias do ano sinto sempre que algo de extraordinário deve acontecer para marcar logo o que pode ser um grande começo... a questão é que nunca sei muito bem o que é isso de algo de extraordinário!! Embora confesse que este ano a Pecan Pie superou tudo, e nem quero pensar em relativizar nada depois daquela dentada... não me venham cá dizer que extraordinário é ter saúdinha e estarmos todos vivos porque isso no mundo caótico em que vivemos já passa para lá de extraordinário e começa a encaixar-se na twilight zone!
E foi depois do pensamento twilight zone que decidi começar o ano lá em cima, no topo do Universo.... e desci as escadas do metro. Ah! Maravilhoso metropolitano onde as carruagens são de alta tecnologia com vinte anos e as estações se seguram em postes ferrugentos suspensos na corrente ar... túnel, estação, túnel, estação, túnel, estação... túúúúúúúúúnnnnnnnnnneeeeeeeeellllllllllllll, estação!!!! Saí no meio das tartarugas que conversam com colibris e dinossauros que olham para nós como se não tivéssemos pago a viagem...fogeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!! E fugi, irra! Aqui nunca se sabe quando acaba a fantasia e começa a realidade... estou atrasado, estou atrasado!! Pergunto-me se o coelho da Alice se perdeu e caso contrário, que fará ele no meio dos mamutes que afinal são bisontes e dos alces que afinal são....Socorro!! Endireitem a imagem!
Entrei no mundo do fóssil, tropecei em meteoritos e em pedras lunares, entrei na caverna do Ali Babá sem quarenta ladrões, que até Babá está em crise! De jade a turmalina, de topázio a ametista pelo canudo microscópico em que se pode e deve mexer! Ah! O conceito do tocar no mundo do museu é uma permissão avassaladora...perceber como funciona, poder mexer é como ter uma tabuleta gigante a dizer POR FAVOR PISE A RELVA! Ossos sobre ossos, a floresta, a pradaria e a montanha erguem-se a três dimensões que parecem garras a esbugalhar olhos e a soltar sons de bocas abertas. E pelo museu fora correm aqueles taquinis de dois anos, três anos, quatro anos, cinco anos....que perguntam tudo, que se deixam ficar a fazer hu-hu-hu!!! quando olham para os índios com penas na cabeça, que correm e guincham no encontro com o Master Bambiraptor! Não, não é o Bambi que perde os pais e conhece o coelho Tambor e que é querido e bonzinho... não, com este não!! Este esfacela seres, tão queriducho!
E de repente fez-se luz, entrei na bola e escureceu! Choveram estrelas, mergulhei em galáxias, nebulosas e planetas. As constelações acontecem por cima da nossa cabeça, Júpiter redondo chega palpável, Saturno rompe o céu a Terra foge e fica ao fundoooooooooooo. No fundo do fundo do fundo do Universo, no topo do fundo, dentro do Planetário a três dimensões algo de extraordinário se passa... e um novo ano começou.
Aconselho vivamente a baloiçarem-se na Via Láctea e a escorregarem na cauda dos cometas, mas por favor se andarem à velocidade da luz NÃO usem cinto de segurança!
Acenos da Varanda Central,
Viscondessa da Porcalhota

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Estrelas, a minha parte preferida!

E pensar que na nebulosa de Orion produzem-se ESTRELAS!!! Feitas dos mesmo elementos presentes em nozes, os humanos... entao... somos estrelas! (ou assim dizem)

Beijos

7:40 PM  
Blogger Alien said...

essa é uma das minhas frases preferidas (senão mesmo A preferida): "Somos todos feitos de estrelas"... mas umas brilham mais do que outras, certo?

Viva a Viscondessa que brilha como ninguém!! =) (é só graxa... estou a afinfar-me a um pedacinho de chão da tua sala, por uma semanita, não sei se se nota muito...)

3:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Então... e o livro???

Se desejares, me disponho a trabalhar nessa produção, daqui!!!

Ótimo texto!!! Muito bom sonhar estrelas...
Boa semana!!!

Do Brasil!!!

5:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Escorregar, escorregar, safa....
Baloiçar na Via Láctea até que me parece apetecível, mas escorregar na cauda dos cometas deve fazer doer... coitadinhos! E depois ainda há a marca do gelo...
Vassouradas meiguinhas.

4:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

A ver estrelas, deitada na relva...
Feliz Ano Novo!

4:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amo-te!!!

Taaaanto!

Amo-te

3:05 PM  

Post a Comment

<< Home