Wednesday, December 28, 2005

Com a Barba de Molho!



Não! O Natal não foi português! Foi mais do que isso, foi de profunda raíz, longe do bacalhau e do perú, mas com os talheres afundados na chanfana de cabra! Já para não falar da bela filhós, do arroz doce, da sopita de couves e todas as outras iguarias que nos empanturram o físico e o espírito! Pergunto-me como conseguimos nós, animais de um estômago só, comer desalmadamente (quererá isto dizer sem alma?!... pois por mim modifico...aqui vai): comer ALMADAMENTE durante dias, sem parar?! Não se pode! Nem a catarata do Niagara jorra tanta água como a comida que nos passa no estreito da loucura nestes dias festivos! Ora então, Bom Natal!
E assim lá fui a Toronto e voltei, naquelas choças a que chamam aviões e em que levamos o farnel porque não há cá hospedeira que nos hospede! Assim que cheguei a NY vi o Pai Natal com as barbas para baixo para fumar um cigarro e sintonizei logo a antena para estas atrocidades risíveis! Lá que fumasse ainda é como o outro, que os pulmões são dele, mas não era preciso tirar o barbum porque o imaginário é nosso e não é para estragar! Onde estão os clássicos?! E depois eram mais que muitos! Parecia greve no reino encantado, de barriganas espetadinis, mascando pastilha elástica e usando algum vernáculo. Oh mundo cruel! Aposto que ao fim do dia a criançada nem se pode chegar ao nylon fumado! Pai Natal vai acabar o dia com a barba de molho em sabão de Marselha para desintoxicar o desleixo!!! Teve o detergente sujo do capitalismo a ideia peregrina de inventar um gordalhufo vestido de vermelho e belo barbedo branco, para agora se achincalhar desta maneira preversa a imagem do velhote! Vá que o homem fumasse em casa, com os gnomos e com os duendes.. vá que experimentasse a sua ervita com as renas ou que entalasse a mãozinha no trenó e tivesse que dar uso ao vernáculo ainda no seu quintal!!! Mas na rua não!!!! Qualquer dia estamos a ver o Pai Natal a ler a playboy ou a montar granadas de mão embrulhadas em celofane! Haja decoro, pelo amor das renas!
Eu odeio celofane!

Acenos da Varanda Central,

Viscondessa da Porcalhota

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Assustou-me que falas de Pais Natais! Eu pensava que só existia UM...

:(

2:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pai Natal há só um, o resto são clones!....

2:31 PM  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

MOÇA! MOÇA! MOÇA! Já estamos em 2006!!!! Novas postadas onde estão????
Bora lá a actualizar isso rapariga!

Beijos

Segundo zUm

4:56 PM  
Blogger Maria Carvalhosa said...

Olá miúda,
Tenho-me divertido imenso com os teus "Diários da Big Apple" (como,à tua revelia, decidi chamar-lhes) ou, mais adequadamente... apontamentos quando tens tempo.
Continua a manter-nos informados,nessa tua escrita tão deliciosamente crítica e humorística!
Beijinhos.

4:51 PM  

Post a Comment

<< Home